Sedes de promotorias distritais e coordenadorias foram inauguradas nesta semana nos municípios de São Luis, Coroatá e Timon, e contaram com a participação do presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM), Gilberto Câmara.
Em São Luís, as seis sedes provisórias de promotorias distritais do Centro, Itaqui-Bacanga, Coroadinho, Cidade Operária, Cohatrac e zona rural funcionarão no Centro Cultural e Administrativo do MPMA. A sede definitiva foi inaugurada no bairro da Divineia e funcionará no prédio anexo à Escola Professor Luiz Pinho Rodrigues.
Para o promotor de justiça e presidente da AMPEM, Gilberto Câmara, as promotorias distritais tem o poder de levar o Ministério Público para mais perto da população.
“Esse tipo de atuação legitima a instituição pelo contato direto com a sociedade, melhorando a qualidade de vida, sobretudo daqueles que são mais desassistidos pelas políticas públicas”, ressaltou o presidente.
Em Coroatá, foi inaugurada a nova sede das Promotorias de Justiça. Com um investimento de mais de R$ 800 mil reais, o novo prédio tem 251,70m² de área construída e fica localizado na Rua Nova, s/n, no Centro.
No município de Timon, a unidade da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (CAEI) do Ministério Público do Maranhão foi inaugurada. O presidente da Ampem lembrou que a estruturação do setor era um sonho antigo da comarca e da região.
“A sede irá permitir que as informações obtidas tenham o tratamento adequado e que os colegas tenham uma retaguarda que lhes permitam trabalhar com segurança e eficiência”, disse Gilberto Câmara.
O procurador geral de Justiça, Eduardo Nicolau, destacou o fortalecimento do serviço do Ministério Público através das entregas dos novos prédios.
“Estamos dando mais um passo para cumprir nosso compromisso de gestão, que é priorizar as promotorias de justiça, isto é, priorizar o fortalecimento dos serviços do Ministério Público em cidades do interior, onde há maior carência pela manutenção dos direitos fundamentais”, pontuou.
Novas instalações do MP
Eduardo Nicolau informou que Mirador, Loreto, São Domingos do Maranhão e Santa Luzia do Paruá também receberão novas instalações de promotorias. Timon ganhará um prédio mais estruturado, com 20 gabinetes para oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e membros do Ministério Público.
O procurador anunciou ainda que pretende criar no município de Pinheiro, outro núcleo da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (CAEI) para reforçar a atuação no combate às organizações criminosas na Baixada Maranhense.
Presidente da AMPEM, Gilberto Câmara