O diretor das Promotorias da Capital e 1º tesoureiro da AMPEM, Esdras Liberalino Soares Júnior, participou, representando a entidade da classe, do lançamento do Núcleo de Promoção da Diversidade (Nudiv), realizado na última sexta-feira (20). A solenidade ocorreu no Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público (CCMP) em comemoração ao Dia da Consciência Negra e contou, ainda, com a abertura da exposição coletiva “Identidades”.
O Núcleo tem a atribuição de propor objetivos estratégicos, ações, metas e indicadores de melhoria e igualdade, voltados para o público interno e externo do MPMA. O Nudiv também deve colaborar com organizações da sociedade civil e órgãos estatais com objetivos semelhantes.
A promotora de justiça, Samira Mercês, foi designada como coordenadora do Nudiv pela diretora da Escola Superior do Ministério Público, Karla Adriana Holanda Farias Vieira (representando o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau), e o diretor em exercício da Secretaria de Assuntos Institucionais, Joaquim Ribeiro de Souza Júnior. Na ocasião, ela falou da importância em buscar a garantia do direito à igualdade, permitindo a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, como prevê a Constituição Federal.
A coordenadora do Nudiv reiterou, ainda, que o Núcleo atuará de maneira abrangente, na garantia da defesa de religiões, da diversidade de gênero, no combate ao etarismo e ao capacitismo, dentre outras frentes.
Participaram do evento, ainda, o secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro de Sousa, a chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, Theresa Muniz de La Iglesia e o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão do MPMA, Carlos Henrique Vieira.
Exposição
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, foi inaugurada a exposição “Identidades”, que trouxe um painel representativo da diversidade cultural e artística de origem afro-maranhense, reunindo obras de diversos artistas.
A administradora do CCMP e uma das curadoras da exposição, a servidora Dulce Serra, falou da importância da data para homenagear Zumbi dos Palmares, importante figura da luta contra a escravidão e sobre a necessidade urgente de não permitir que o tempo apague a história de luta por igualdade de todas as etnias que construíram o Brasil.
Com informações da CCOM-MPMA.