AMPEM realiza Assembleia Geral e cerimônia de aposição de foto do ex-presidente Tarcísio Bonfim

Em Assembleia Geral Ordinária realizada no último sábado (29) na sede da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM), foi aprovado o balanço financeiro referente ao ano de 2019. Na ocasião, também houve a cerimônia de aposição de foto do ex-presidente da instituição, Tarcísio José de Sousa Bonfim.

Acerca do balanço financeiro aprovado, destaca-se o superávit nos dois semestres de 2019. Ressalta-se que, em 2019, foi inaugurada a sede da AMPEM na região Tocantina, cujo terreno foi doado pelo empresário Antônio Leite Andrade e o projeto arquitetônico foi doado pelo arquiteto Flávio Moraes Rego Salomão. 

Em seu discurso, o presidente da AMPEM, Gilberto Camara, comemorou a aprovação da prestação de contas e falou dos desafios enfrentados pela Associação e pelos membros do Ministério Público diante da pandemia. Também reiterou algumas ações para comemoração dos 50 anos da Associação, como o selo postal comemorativo em alusão a data, o lançamento de uma obra científica em parceria com a Universidade Federal do Maranhão e a produção de um vídeo documental institucional sobre a AMPEM.

Cerimônia de aposição

Logo após a Assembleia foi realizada, no espaço AMPEM Memória, com as devidas restrições sanitárias, a cerimônia de aposição de foto do ex-presidente Tarcísio José de Sousa Bonfim na galeria de ex-presidentes da instituição. Além de membros da atual diretoria e de associados, participaram do evento os ex-presidentes Doracy Moreira, José Augusto Cutrim e João Raymundo Leitão.

O presidente da AMPEM, Gilberto Camara, destacou a luta enfrentada constantemente pelos membros do Ministério Público para que permaneça forte e atuante.

“A história e as lutas de todos nós, membros do Ministério Público, são constantes. Não há calmaria nesse mar que navegamos. Mas temos que estar atentos e vigilantes. Devemos ser combativos e intransigentes, pois com prerrogativas não se negocia. Já tivemos ameaças de redução 25% do salário, e lá estavam as Associações, lá estava a Conamp, com seu trabalho, impedindo que isso ocorresse. E precisamos permanecer com a luta pela autonomia do Ministério Público, pois isso é essencial para toda a sociedade”.

Em seu discurso, o ex-presidente Tarcísio Bonfim fez um retrospecto da luta pela manutenção da autonomia do Ministério Público. Ele agradeceu aos colegas do MP, à Associação e aos colaboradores, à família e a Deus pelos desafios vencidos. 

“A história tem mostrado que existe um ciclo de renovação no Ministério Público, mas nada é de graça. Tudo é fruto de muito trabalho e dedicação. O respeito que o Ministério Público tem hoje, o caráter de função indispensável que temos hoje foi fruto de muita luta e manter esse status que temos hoje será, nos próximos anos, objeto de muita luta”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AMPEM 2018 © - Todos os direitos reservados