O presidente da AMPEM, Gilberto Camara França Junior, participou da solenidade de posse do novo Diretor das Promotorias de Justiça da Capital, o promotor de justiça e 1° tesoureiro da AMPEM, Esdras Liberalino Soares Júnior. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (02), de forma híbrida (na sede do Ministério Público do Estado e transmitido online),
Eleito no dia 16 de outubro, em pleito realizado por meio eletrônico, das 8h às 13h, ele recebeu 83 dos 89 votos válidos; o promotor também já cumpriu o mandato anteriormente, nos anos de 2015 e 2016. Em seu discurso de posse, o mais novo Diretor das Promotorias de Justiça da Capital agradeceu ao seu antecessor, o promotor de justiça Paulo Silvestre Avelar Silva e falou de suas expectativas e compromissos para o novo mandato.
“Com honra, gratidão e alegria, que nesta data assumo pela segunda vez o cargo da Direção das Promotorias da Capital. Prometo honrar a confiança depositada em mim e sobretudo honrar a responsabilidade que me é concedida. Isso já é um resulto da missão de prosseguir com a mesma força e trabalho feito pelos ilustres diretores que me antecederam, trabalho que construiu esta Casa sobre os alicerces da justiça e do respeito ao compromisso com a sociedade”, declarou.
O presidente da AMPEM, Gilberto Camara França Junior, falou acerca do compromisso da gestão passada e da importância da união para superar desafios.
“Nós somos testemunhas da dedicação do promotor Paulo Avelar durante o seu trabalho incansável e, principalmente, eficiente. E tanto o doutor Paulo quanto o doutor Esdras, têm esse perfil agregador e necessário para o desempenho da função de Diretor das Promotorias da Capital. É um órgão de fundamental importância para o Ministério Público, porque um Procurador Geral de Justiça detém várias atribuições, sejam administrativas ou funcionais. E quanto mais buscarmos resolver os problemas que surgirem na base, melhor, porque a instituição caminhará melhor”, enfatizou.
O promotor de justiça e agora ex-diretor das Promotorias de justiça da Capital, Paulo Silvestre Avelar Silva, também reiterou a importância do órgão para o pleno funcionamento interno e externo da instituição.
“Nesta solenidade eu quero agradecer mais uma vez, porque este cargo é um órgão auxiliar muito grande da administração superior. Pegamos aqui todos os embates iniciais e procuramos resolver e reivindicar, junto ao Procurador Geral e à administração superior, as melhorias necessárias para que os nossos colegas exerçam seu trabalho com tranquilidade. Então o novo diretor vai naturalmente dar continuidade ao nosso trabalho e melhorar muito mais, certamente, com todo apoio que terá da administração superior”, pontuou.
O Procurador Geral de Justiça, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, também enfatizou a importância da unidade entre os órgãos para que a instituição funcione de forma mais eficiente possível, tanto para os servidores quanto para a sociedade.
“Com muita alegria que hoje eu vejo doutor Esdras ser empossado como nosso Diretor de Promotorias, que é uma responsabilidade muito grande, porque doutor Paulo fez uma excelente gestão. E esperamos isso, que é buscar resolver os problemas com muita rapidez sempre colocando em nossa cabeça que: nós somos indivisíveis, e quanto mais nós nos unirmos, melhor e posso dizer a todos que contêm sempre a com a Procuradoria Geral de Justiça. Parabenizo a todos e espero que tenhamos muitas felicidades neste mandato que se inicia”, destacou. Participaram da solenidade, ainda, a Corregedora-Geral do MPMA, Themis Maria Pacheco de Carvalho; a Subprocuradora de Justiça para Assuntos Administrativos do Ministério Público, Regina Leite; a ouvidora do Ministério Público do Maranhão, Maria Luíza Martins e o Procurador do Município, Francisco Gomes de Morais, representando o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior.