
Com o objetivo de estimular a integração entre a Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM), a Associação dos Magistrados (AMMA) e a Associação dos Defensores e Defensoras do Maranhão (ADPEMA), visando fortalecer a luta pelos interesses das entidades de classe para melhor servirem à população, foi assinado nesta segunda-feira (27), na sede da AMMA, o termo que institui o Fórum Associativo dos Membros da Magistratura, do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (FOMAMDEP).
A assinatura deste termo é resultado de uma série de encontros entre os presidentes das instituições (Gilberto Camara da AMPEM, Holídice Barros da AMMA e Cristiano Matos da ADPEMA). Diante de diversos assuntos que exigem ampla ação e unidade por parte das entidades, como a Reforma Administrativa – PEC 32/2020 – e a reforma da previdência estadual, o Fórum surgiu a partir da necessidade em defender a classe, cuja autonomia e a honra aos valores constitucionais são primordiais para a prestação de um serviço público de qualidade.
O presidente Gilberto Camara enfatizou que a união entre as entidades resultará na melhoria do serviço prestado ao cidadão.
“É de grande alegria participar deste momento histórico da criação de um Fórum das nossas carreiras. Além de ser um instrumento de potencialização do movimento associativo onde já estamos somando forças em matéria dos interesses da classe e também da própria sociedade, a nossa participação vem com um espírito colaborativo e esperamos que nossas entidades de classe consigam fazer as suas vozes chegarem mais longe”, explanou.
O presidente da AMMA, Holídice Barros, defendeu a convergência de pensamento entre as entidades para manter as condições essenciais à prestação do serviço voltado a população. “Estamos aqui, de forma primordial, pensando nos interesses dos nossos associados. Mas este interesse deve refletir aquilo que a sociedade espera de nós. Com esse olhar, nós assinamos este ato do Fórum, trazendo melhorias para as nossas carreiras de forma que possamos nos unir nesses debates que vem ocorrendo e que refletirão no benefício a própria sociedade”, afirmou.
Recordando alguns pontos históricos das instituições jurídicas representadas por cada instituição, o presidente da ADPEMA, Cristiano Matos, também celebrou a assinatura do termo como essencial para a unidade e a luta pelos interesses das classes.
“Esta não é uma ação meramente formal, mas nós vamos as trincheiras, trabalhando a favor desses ideais, do compromisso com a nossa classe, e que não são meramente corporativos. Temos muito a fazer, sou muito grato em participar desse ato e sabemos que os frutos serão destinados, sobretudo, a população do Maranhão”, finalizou.




