
Respeitando todas as recomendações sanitárias de saúde, a Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM) entregou, nesta quinta-feira (23), o Facure Flat que passou por obras de melhoria para a estada de associados e associadas. O prédio leva o nome do saudoso ex-presidente da Associação em 1976 e 1977, Joaquim Facure Ferreira.
Em uma extensa obra de recuperação externa e interna, o espaço, de 187 m², conta com quatro apartamentos mobiliados, cozinha equipada e estacionamento próprio, em um ambiente seguro e confortável disponibilizado para nossos associados. A fachada foi repaginada pelo arquiteto Flávio Moraes Rêgo Salomão e o ambiente interno foi de responsabilidade da arquiteta Juliana Menezes de Araújo Costa Rios.
A ação é mais um dos inúmeros trabalhos realizados pela Diretoria da AMPEM com o intuito de garantir a execução do compromisso da Associação com seus filiados: o de oferecer um espaço físico de qualidade, facilitando, assim, o dia a dia de quem precisa usufruir dos serviços do flat, ao mesmo tempo em que compartilha com todos esta conquista que pertence aos associados e associadas.
Abrindo a solenidade, em momento de muita emoção, o ex-presidente da AMPEM e grande amigo pessoal de Joaquim Facure, João Raymundo Leitão, contou aos presentes detalhes da relação dos dois e do trabalho que desenvolveram juntos no serviço prestado à sociedade pelo MP. “Eu faço hoje esta fala pela amizade que sempre nos uniu e que ainda hoje conservamos entre as nossas famílias. Ele foi um homem simples, íntegro, e peço a Deus que continue o iluminando sempre, e aproveito para parabenizar essa obra que tão bem leva o nome dele e que é digna do Ministério Público”, disse.
Em seguida, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, falou do sentimento em ver a entrega de um trabalho que tão bem servirá aos membros do MP e seus familiares. “Eu quero dizer que eu fico contente em ver o Ministério Público do Maranhão altivo, amigo, unido, trabalhando em uma só voz para que cada vez mais nós estejamos com mais força e eficiência para lutar pelo povo do Maranhão, e a entrega dessa obra demonstra isso”, explanou.
Em seu discurso, o presidente da AMPEM, Gilberto Camara, observou que a entrega das novas instalações do Facure Flat coincidiu com o ano do cinquentenário da Associação. Ele fez um apanhado das ações da AMPEM na celebração do Jubileu de Ouro, como a criação do selo-postal comemorativo, fruto de uma parceria com os Correios, o lançamento da versão digital da obra científica “Passado, Presente e Futuro do Ministério Público Brasileiro”, com dezenas de artigos de todo o país e do exterior (e cuja versão impressa está sendo finalizada) e a realização de uma cerimônia em janeiro para celebrar a data – restrita, em função da pandemia.
O presidente ainda destacou que o flat é de extrema serventia aos membros do MP por oferecer um espaço de conforto para descanso, em meio a agitação do dia a dia do serviço prestado à população. Ainda destacou que a obra não resultou na cobrança de taxas extras para os associados.
“Este projeto é um compromisso que assumimos com toda a classe de revitalizar, de melhorar, as condições do Facure Flat, o que hoje se materializa. E tudo isso foi realizado sem qualquer ônus a mais dos nossos associados, apenas com recursos próprios. É um demonstrativo cabal de como esta Diretoria tem tratado os recursos dos nossos associados”, explanou.
Por fim, reiterou que todas as ações são fruto da união e do sentimento representado pela entidade de classe. “A construção do movimento associativo é uma construção permanente. Somos nós aqui subindo nos ombros dos de outrora. E só assim podemos evoluir, olhando para frente e não para os retrovisores”.
Homenagens
Foi entregue à família do procurador Joaquim Facure Ferreira (In Memoriam), composta pela viúva Sônia Ferreira, pelos filhos Isabela e Rodrigo e os netos, uma homenagem pelos serviços prestados pelo ex-presidente da entidade.
“Quero agradecer por esta linda homenagem do nosso querido presidente, Gilberto Camara, que hoje faz ao meu marido. Tenho certeza que onde ele estiver, ele está muito feliz. Nossa família está muito honrada com este momento”, disse Sônia Ferreira.
Houve um momento ecumênico, com a palavra do promotor e pastor Gladston Fernandes de Araújo e a benção do padre Clemilton Morais. Em seguida, ocorreu a cerimônia de descerramento da placa e desenlace, onde os presentes foram convidados a conhecer o espaço interno do flat.
Autoridades
Estiveram presentes na cerimônia os membros da Diretoria: o 1º vice-presidente, Reinaldo Campos Júnior; a 2ª vice-presidente, Isabelle de Carvalho Saraiva; 1º tesoureiro, Esdras Liberalino Soares Júnior; 2º secretário, Cláudio Cabral. Também participaram da solenidade: o secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público, Jaime de Cássio Miranda; procurador-geral de Justiça de Santa Catarina, Fernando da Silva Comin; o membro do Conselho Nacional do Ministério Público, Silvio Roberto Oliveira de Amorim Júnior; o secretário municipal de Turismo, Saulo Ramos, representando o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; o promotor de Justiça do Estado de Santa Catarina, Samuel Dal Farra Naspolini; o delegado da Receita Federal, Carlos Eduardo França; o presidente da Associação dos Defensores e Defensoras do Estado do Maranhão, Cristiano Matos de Santana; a 3ª vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Maranhão, Sueli Feitosa, representando o presidente da Associação, Holídice Barros; o presidente da Associação dos Funcionários da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão, Gerson Antônio Rego Lima; a controladora-geral do município de São Luís, Liliane Guterres; o deputado estadual Roberto Costa; e o secretário-geral da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, Bráulio Martins.
Fotos: Romeu Sousa











