Em homenagem aos 50 anos da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM), os Correios lançaram um selo postal comemorativo alusivo ao cinquentenário da entidade, celebrado no dia 04 de janeiro deste ano.
O selo postal integra as ações que vem sendo realizadas pela diretoria da entidade para celebrar a data. Ele tem tiragem limitada. Ainda como parte da programação pelo jubileu de Ouro da AMPEM, está sendo editado um livro cientÃfico e acadêmico produzido em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (PPGDIR), e um vÃdeo institucional com depoimento dos ex-presidentes.
A fundação da AMPEM
A AMPEM foi fundada em 1971 após a participação da delegação maranhense no III Congresso Fluminense do Ministério Público em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Na ocasião, foi criada a Confederação das Associações Estaduais do Ministério Público (CAEMP), em vigor hoje como Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP). o que levou representantes do Maranhão a perceber a importância em fundar uma entidade no estado que congregasse toda a classe.
Assim, no dia 04 de janeiro, foi fundada a Associação com a designação de uma diretoria provisória formada por Aderson de Carvalho Lago, DionÃsio Rodrigues Nunes, Helena Barros Heluy, Néa Bello de Sá e José Bento Nogueira Neves, responsáveis por estabelecer o primeiro estatuto para formalização das atribuições do Conselho Executivo e as competências dos órgãos dirigentes, além das regras para realização das primeiras eleições.