Presidente da AMPEM participa do conselho deliberativo da Conamp, que reforça mobilização sobre a reforma do CPP

O presidente da AMPEM, Gilberto Camara, participou, no dia 27 de abril, da reunião ordinária deliberativo do conselho da CONAMP realizada em Brasília. A presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG), Ivana Cei, participou da reunião.

A pauta tratou da atuação estratégica quanto a proposições que tramitam no parlamento brasileiro e afetam a carreira do Ministério Público. Em destaque, a reforma do Código de Processo Penal (CPP).

O PL 8045/2010 altera o CPP e, conforme estudo técnico conjunto (CONAMP, ANPR, ANPT, AMPDFT, ANMPM), o relatório apresentado no dia 13 de abril traz inconstitucionalidades e inadequações que fragilizam o sistema de Justiça do País. O documento lista 48 pontos de discordância, explicitando argumentos e indicando sugestão de alteração.

O estudo tem subsidiado o diálogo da entidade com o relator, deputado João Campos (Republicanos-GO) e demais parlamentares. A CONAMP também participa das audiências públicas promovidas pela comissão especial da Câmara dos Deputados, serão 11 encontros.

Por outro lado, junto com o CNPG, a CONAMP está realizando reuniões internas de trabalho com participação dos associados. O objetivo é avaliar conjuntamente os pontos de atenção do PL8045/2010 e coletar sugestões de melhorias para subsidiar a atuação associativas junto ao parlamento quanto à reforma do CPP. A iniciativa é coordenada pelo 1º vice-presidente da CONAMP, Tarcísio José Sousa Bomfim, e pelo presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), Pedro Ivo de Sousa. Os encontros não serão gravados, o conteúdo não irá para o Youtube. Não é preciso fazer inscrição prévia, o link será enviado a todos os associados por email.

Nas redes sociais, a CONAMP apoia os movimentos das afiliadas e também irá lançar em breve uma campanha de valorização do Ministério Público.

O conselho deliberativo também discutiu, na oportunidade, proposições legislativas que tratam da alteração do Conselho Nacional do Ministério Público, reforma da Lei de improbidade administrativa, reforma administrativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AMPEM 2018 © - Todos os direitos reservados