Audiências de Geração de Mídias e Lacração de Urnas iniciam em todo o Estado sob o olhar atento dos Promotores Eleitorais

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deu início, nesta semana, ao processo de geração de mídias e preparação das urnas eletrônicas em todo o Maranhão. Esse procedimento, fundamental para a realização das eleições de 6 de outubro, é supervisionado de perto por promotores eleitorais, que garantem a transparência e a segurança de cada etapa. Com cronograma definido pelo TRE, as audiências ocorrerão em várias zonas eleitorais do estado, sempre acompanhadas por representantes do Ministério Público e outras entidades fiscalizadoras.

Em São Luís, as primeiras audiências de geração de mídias foram realizadas na manhã desta segunda-feira, com a presença de diversas autoridades, como o presidente do TRE, José Gonçalo Sousa Filho, e o vice-presidente, desembargador Paulo Velten. A cerimônia marcou o início da gravação dos dados eleitorais para três zonas eleitorais da capital, e contou com a participação das promotoras de justiça eleitorais Márcia Moura Maia e Núbia Zeíle Pinheiro Gomes, além do promotor de justiça eleitoral e 2º tesoureiro da AMPEM, João Leonardo Sousa Pires Leal, que destacou a importância do processo para garantir a lisura das eleições.

“A geração de mídias é uma etapa fundamental para assegurar que as urnas estejam devidamente configuradas para a votação. Isso garante a confiança do eleitor na segurança e na lisura do processo eleitoral”, afirmou João Leonardo.

Além das atividades em São Luís, as audiências de carga e lacração das urnas também já começaram a ser realizadas em outros municípios do estado. Esse processo será estendido até o fim do mês, garantindo que todas as zonas eleitorais estejam prontas para o pleito. A fiscalização por parte dos promotores eleitorais se mantém constante em todas as etapas, reforçando o compromisso com eleições seguras e transparentes.

Quer saber mais sobre como o Ministério Público atua nas eleições?
Confira o episódio nº 5 do Além dos Autos, com o promotor Pablo Bogéa, especialista em Direito Eleitoral! Ele compartilha os bastidores da luta contra as fake news e explica o papel do Ministério Público na proteção da democracia. Além disso, Pablo aborda a importância da participação cidadã no processo eleitoral e como identificar notícias falsas.

🎧 Principais temas do episódio:

  • Segurança das urnas e o papel do MP na fiscalização;
  • Ação contra fake news e desinformação;
  • Como o cidadão pode acompanhar e fiscalizar o processo eleitoral.

🎥 Dê o play e participe do debate!  Deixe seu comentário e ajude a combater a desinformação.Acompanhe mais novidades da AMPEM em nossas redes sociais!

🔗 Siga a AMPEM no Instagram.

AMPEM 2018 © - Todos os direitos reservados