
O presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM), Gilberto Camara, participou do Encontro do Planejamento Estratégico do Ministério Público 2021-2029, da regional Timon. Realizado nesta quarta-feira (6), no Gran Hotel Arrey em Teresina, esta foi a última etapa do planejamento.
O objetivo do planejamento estratégico é construir programas e ações estratégicas para orientar a atuação do MPMA nas áreas finalísticas e estruturantes nos próximos anos, com a participação de membros e servidores da equipe da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Na primeira etapa, foi disponibilizada uma consulta pública no site da instituição para diagnosticar as demandas mais urgentes da população maranhense. Entre as prioridades apontadas para a atuação do Ministério Público do Maranhão, estão o combate à corrupção, defesa da saúde, educação, direitos das crianças e dos adolescentes e segurança pública, nesta ordem.
Com base nestas informações, o MPMA definiu programas, projetos, iniciativas e indicadores para a atuação nos 217 municípios maranhenses. Após a conclusão de todas as etapas do planejamento, o documento final vai estabelecer parâmetros para contribuir com a tomada de decisões estratégicas.
Na ocasião, o presidente da AMPEM desejou êxito ao evento e ressaltou que a coleta dos dados para o planejamento estratégico é essencial para os destinos da instituição.
Na abertura, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, deu as boas-vindas aos participantes do encontro, agradeceu ao apoio do CNMP e chamou atenção para a necessidade de o Ministério Público estar sempre afinado com os anseios da sociedade, principalmente das parcelas mais vulneráveis. “Não podemos nos desatrelar da sociedade, que é quem mais nos defende e nos fortalece. Portanto, em nosso planejamento, nossa prioridade deve ser sempre o cidadão mais humilde”, defendeu.
O procurador-geral de justiça do Piauí, Cleandro Alves de Moura, enfatizou a importância das parcerias entre as instituições ministeriais dos dois estados para o avanço do trabalho em favor da sociedade. “Este é um momento fundamental para que sejam fincadas as bases de uma gestão de excelência e que tenha o reconhecimento de todos”.
Roberto Itajahy Lopes destacou a satisfação por colaborar com a construção do planejamento estratégico do MPMA. “O CNMP acredita que o planejamento estratégico é uma ferramenta norteadora para centrar a aplicação de nossas forças e nossos recursos, quase sempre escassos”,
O promotor de justiça Carlos Henrique Vieira agradeceu à presença dos participantes e o apoio da administração superior, do CNMP e dos servidores da Seplag para a realização da atividade e ressaltou o caráter democrático do encontro. “Ontem (5 de outubro) nossa Constituição Federal completou 33 anos e, dentre os valores que nós temos de defender, a Democracia é o maior deles. Estamos fazendo isso aqui hoje: uma reunião democrática para sabermos o que a sociedade espera da atuação do Ministério Público”.
O presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Gilberto Câmara Júnior, desejou êxito ao evento e ressaltou que a coleta dos dados para o planejamento estratégico é essencial para os destinos da instituição.
Atividades
À tarde, foi realizada a segunda parte do Encontro Regional do Planejamento Estratégico do MPMA, quando os participantes, divididos em quatro grupos, discutiram e apresentaram sugestões para orientar a atuação institucional no período de 2021 a 2029. Foram debatidos os valores institucionais, visão de futuro, programas finalísticos e ações estratégicas.
Os trabalhos, baseados em dinâmicas, foram coordenados por Roberto Itajahy Lopes, da equipe da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, com o apoio da Secretaria de Planejamento e Gestão do MPMA.
No que diz respeito à área estruturante, foram feitas propostas nas áreas de Comunicação Social, Controle Interno, Tecnologia da Informação, Gestão de Pessoas, Gestão Orçamentária e Gestão Administrativa. Já na área finalística, as ideias contemplaram as áreas do Consumidor, Patrimônio Público e Improbidade Administrativa (incluindo a atuação eleitoral), Criminal, Execução Penal e Segurança Pública, Educação, Infância e Juventude, Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo e Patrimônio Histórico e Cultural, Mulher e Saúde.
Os programas apontados pelas mesas de trabalho passaram por um processo de votação entre os participantes, no qual foram escolhidos um em cada área. Para cada um dos programas, foram propostas ações.
No encerramento do encontro, Roberto Itajahy entregou um certificado ao diretor da Seplag, Carlos Henrique Vieira, que agradeceu e retribuiu a homenagem.
Autoridades
Além do presidente da AMPEM, estiveram presentes no encontro o procurador-geral de justiça do Piauí, Cleandro Alves de Moura; o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão do MPMA (Seplag), Carlos Henrique Vieira, a diretora da Escola Superior do MPMA, Karla Adriana Farias Vieira, o assessor da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP Roberto Itajahy Lopes, que representou o conselheiro Sebastião Caixeta, presidente da comissão.
Também compuseram a mesa solene do encontro os promotores de justiça José Márcio Maia Alves (diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais), Fábio Menezes de Miranda (diretor das Promotorias de Justiça de Timon), e Cristiana Vasconcelos (diretora de Planejamento e Gestão do MP da Paraíba).
Diversos promotores de justiça da região de Timon participaram do encontro.
*Com informações e fotos da CCOM-MPMA.