O presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM), Gilberto Camara, participou na manhã desta segunda-feira (30), do encerramento da campanha “Agosto Lilás”, cujo objetivo é conscientizar a população sobre o combate à violência de gênero. A cerimônia foi realizada de forma híbrida (presencial e virtual), na sede na Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís.
O evento foi uma iniciativa do MPMA por meio do Caop Mulher e da Escola Superior do MP (ESMP-MA). A atividade teve a parceria do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Fundação Justiça e Paz se Abraçarão, Centro de Defesa Padre Marcos Passerini, Fórum Estadual de Educação para os Direitos das Meninas e das Mulheres e Fórum DCA (Direitos de Crianças e Adolescentes) da Cidade Operária.
Na ocasião, além da apresentação de um vídeo que mostrou as ações realizadas no enfrentamento da violência, o grupo produziu a Carta-Demanda do Projeto Menina Cidadã para relatar a situação delas, retratar insatisfações com o objetivo de obter melhorias nas políticas públicas voltadas para as meninas e também para a população em geral.
“Os nossos caminhos, que deveriam ser de direitos garantidos, de vida plena e abundante a todas nós, aos nossos familiares e à nossa comunidade, na verdade, repletos de dificuldades e injustiças que perpassam por uma construção de sociedade com a presença marcante do patriarcado, com a prática do machismo, do sexismo, da misoginia, de diversas violências e principalmente de desigualdades de raça, classe e gênero”, diz o documento.
Na avaliação da diretora da Escola Superior do MPMA, Karla Adriana Farias Vieira, muito mais que uma campanha, a solenidade de encerramento do Agosto Lilás demonstra o sonho por uma sociedade justa e igualitária. “Trata-se também de um convite aos homens para que se juntem a todas nós, mulheres e meninas maranhenses, nesta promoção inclusiva”.
Em seguida, a coordenadora do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, agradeceu a parceria com o Ministério Público e o trabalho de pessoas e instituições que contribuem para a mudança de realidade social. “A nossa esperança é que possamos continuar trabalhando com essa visão de transformação”.
Ao encerrar a cerimônia, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, lembrou que a campanha traduz o compromisso inadiável e aguerrido do MPMA no combate à violência contra a mulher e que teve como foco a divulgação da Lei Maria da Penha. “Neste ano em que ela completa 15 anos de vigência, com ações que foram desde a conscientização ao fornecimento de canais de denúncia”.
A cerimônia contou, ainda, com a presença de integrantes do legislativo e judiciário, e do secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves.
*Com informações da CCOM-MPMA – Redação: Johelton Gomes (CCOM-MPMA) / Fotos: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA).