Presidente da AMPEM prestigia posse dos novos coordenadores dos Centros de Apoio Operacionais

O presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Estado do Maranhão (AMPEM), Gilberto Camara, participou na manhã desta segunda-feira (17), da cerimônia de posse dos novos coordenadores dos Centros de Apoio Operacionais do Ministério Público do Maranhão (Caops). No evento, que ocorreu de maneira híbrida, o promotor Sandro Carvalho assumiu o Caops do Tribunal de Júri; a promotora Sandra Fagundes assumiu o Caops de Enfrentamento à Violência de Gênero e o promotor Gleudson Malheiros assumiu o Caops de Infância e Juventude. 

Os Centros Operacionais de Enfrentamento à Violência de Gênero e Tribunal de Júri, são inéditos no estado; Quanto ao de Infância e Juventude, já são 24 anos de atuação no Ministério Público do Maranhão.

O presidente da AMPEM, Gilberto Camara, parabenizou os promotores pelas posses e reiterou que a Associação está sempre disposta a auxiliá-los no que for necessário. 

“A AMPEM nao pode deixar de cumprimentá-los nesse momento que assumem essa funcao importantíssima. E reitero que os colegas que assumem terão sempre na Associação um um ponto de apoio no que estiver ao nosso alcance, e faremos sempre o melhor para auxiliá-los nessa nova caminhada que se inicia”.

O promotor de justiça, Sandro Carvalho Lobato de Carvalho, agradeceu o convite e falou sobre a expectativa e o desafio de coordenar um Caops inédito. “Eu tive a honra de ser escolhido para assumir e eu só tenho a agradecer pela confiança e pelo apoio. Eu assumo com alegria, honra e com um desafio para tentar levar sempre o nome do Ministério Público para o alto, ajudando os amigos sempre que possível”.

Explanando sobre seus dez anos como membro do MPMA, a promotora de justiça, Sandra Fagundes Garcia, falou sobre o reconhecimento do compromisso da instituição na luta à violência de gênero.

”Quando recebi o convite, aceitei de imediato sabendo da responsabilidade. Há uma função institucional de garantir os direitos humanos. Quem tem essa atribuição sabe das obrigações que tem no dia a dia e aí está a função do Caops. Iremos ajudar, orientar, informar, promover ações e campanhas, palestras, cursos e debates. Há também a questão do combate a violência psicológica contra a mulher e ao feminicídio”, declarou.

O promotor Gleudson Malheiros Guimarães destacou sobre os 24 anos de história do Centro e da importância da união entre setores para proteger crianças e adolescentes de todo o estado. 

“Eu recebo como um grande desafio e a questão é realmente. aproximar ainda mais o Ministério Público da população.Temos como responsabilidade estimular a integração com os órgãos do sistema de garantia do direito da criança e do adolescente,pois nós trabalhamos por meio de uma rede, que precisamos investir para combater os crimes referentes a essas pessoas”, afirmou.

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, comemorou a nova fase que se inicia a partir da posse dos novos coordenadores. “Eu fico muito feliz que com o passar do tempo o Ministério Público está crescendo e se expandindo cada vez mais. Eu fico orgulhoso de todos vocês, pois por meio do trabalho desenvolvido, vamos lutar pela garantia dos direitos dos cidadãos”, disse. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AMPEM 2018 © - Todos os direitos reservados