A Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM) encerrou com a palestra “Corações Descontrolados – ciúmes, raiva, impulsividade: o jeito Borderline de ser” com a médica, especialista em psiquiatria e autora de diversos livros sobre a temática, Ana Beatriz Barbosa Silva, seguida da inauguração do Salão de Jogos Dr. Mário Ramos Guimarães, a programação pelo Dia do Aposentado realizada neste sábado, 22, na sede da entidade no Calhau. O evento reuniu membros do Ministério Público do Estado do Maranhão, familiares e convidados.
Durante a palestra, Ana Beatriz Silva discorreu sobre as características de uma pessoa borderline, que, segundo ela, estão sempre no limite de suas emoções e carregam esse traço para os relacionamentos muitos dos quais se tornam doentios e prejudiciais. “São pessoas que cometem atrocidade contra si e contra os outros. São 100% emoção e zero razão”, definiu a especialista para uma plateia atenta. Acrescentou que a pessoa boderline – em sua maioria mulher – vive o conceito do amor perfeito, que não existe. Tem emoção flutuante, não tem identidade própria. Vive em função do outro e a qualquer ameaça de perdê-lo entra em desespero.
Segundo Ana Beatriz a personalidade borderline pode ser identificada na adolescência, período da vida em que acontece a primeira paixão. Acrescentou, ainda, que há uma grande dificuldade no tratamento, uma vez que ocorre um processo de construção de nova identidade. Mas que é possível tratar um boderline. Ao final da palestra, Ana Beatriz respondeu a perguntas dos participantes e autografou livros de sua autoria que estavam à venda no local.
Na sequência, os participantes se dirigiram até a área da piscina da AMPEM onde foi oferecido um coquetel e realizada a inauguração do salão de jogos Dr. Mário Ramos Guimarães, uma homenagem da associação ao procurador de justiça falecido ano passado. Para saudar a família do homenageado, fez uso da palavra o procurador aposentado Gersávio Ribeiro, amigo pessoal de Mário Guimarães. “Nada mais justo do que a AMPEM prestar essa homenagem a Mário Guimarães pelos relevantes serviços prestados a nossa instituição”, disse Gervásio Ribeiro.
O momento foi cercado de grande emoção pela família do homenageado, pai do promotor de justiça Justino Guimarães e de Ambrósio Guimarães, ex-diretor da Procuradoria Geral de Justiça. Justino fez uso da palavra para agradecer a homenagem e disse que seu pai deixou um grande legado para a família. “Estamos muito emocionados e agradecemos essa homenagem ao nosso pai”, disse. Estavam presentes à solenidade, demais familiares de Mário Guimarães, dentre os quais a viúva, filhas, netos e noras.
O presidente da AMPEM, José Augusto Cutrim, disse que a associação não poderia deixar de prestar essa justa homenagem aos membros que deram grande contribuição, no exercício de sua função, para o fortalecimento do Ministério Público do Maranhão, pelo Dia do Aposentado. Da mesma forma disse que toda a instituição reconhece o trabalho do procurador Mário Guimarães Ramos em prol da instituição razão pela qual a associação decidiu homenageá-lo dando o seu nome ao mais novo espaço de convivência dos associados, o salão de jogos localizado na área da piscina da AMPEM.
No sábado 22, pela manhã, o salão de eventos da AMPEM sediou o workshop “Vou receber em casa, e agora?” da consultora organizacional Lanny Bedasi. O evento foi direcionado a associados e também fez parte da programação alusiva a semana do aposentado da AMPEM.
O presidente da associação, José Augusto Cutrim Gomes, iniciou o workshop agradecendo aos presentes e afirmou o interesse da AMPEM em levar ao associado eventos que agreguem ainda mais conhecimento.
Lanny falou sobre a organização da casa para receber convidados, seja para uma festa ou evento mais formal. Dicas da lista de compras até a finalização de eventos foram demonstradas. Segundo Lanny, a organização da casa facilita não só apenas na hora de receber amigos, como também no dia a dia. Citou que a época de fim de ano é mais propensa a receber pessoas para as festas, portanto, a organização deve se tornar ainda mais precisa.
O workshop durou cerca de uma hora e meia, e contou ainda com demonstração sobre como arrumar a mesa para um evento. Ao fim, foram sorteados brindes aos participantes.