Foi realizada nesta terça-feira (31), no Hotel Luzeiros em São Luís, o Encontro Regional do Planejamento Estratégico 2021-2029 do Ministério Público do Estado do Maranhão. O evento, voltado para membros, servidores e estagiários da instituição, tem o objetivo de estabelecer os caminhos trilhados pelo MP nos próximos dez anos, com o estabelecimento de metas a serem alcançadas para manter o aprimoramento constante dos serviços prestados à sociedade.
Durante o evento, integrantes da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) apresentaram as metodologias e estratégias para elaboração do documento.
Em seguida, o promotor de justiça Carlos Henrique Vieira anunciou o resultado da consulta à sociedade sobre o planejamento estratégico do MPMA. Das mais de 500 pessoas que responderam ao questionário sobre quais deveriam ser as prioridades na atuação do Ministério Público do Maranhão para os próximos 10 anos, a maioria apontou o combate à corrupção. Em seguida, vieram itens como saúde, educação, direitos das crianças e dos adolescentes e segurança pública.
Houve, ainda, a divisão de pequenos grupos nas quais os participantes puderam reunir-se para discutir e apresentar sugestões sobre programas e ações estratégicas para orientação da atuação da instituição nas áreas finalísticas e estruturante nos próximos anos.
O presidente da AMPEM, Gilberto Camara, considerou o processo de elaboração do planejamento estratégico essencial para os destinos do Ministério Público. “A temática é atual e relevante em face do contexto social e institucional em que vivemos. O planejamento é fundamental até mesmo em função da posição constitucional do Ministério Público, sempre objeto de todo tipo de hostilização por parte de alguns setores da sociedade”, opinou.
O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, conclamou todos os membros e servidores a contribuírem para manter o Ministério Público em sintonia com a população. “Temos o dever de cuidar da nossa democracia e, para tanto, é fundamental fortalecermos o Ministério Público. Temos que sentir a sociedade. Quem gosta do Ministério Público é a pessoa necessitada, o hipossuficiente e é para eles que devemos priorizar nossas ações”, afirmou.
Estiveram presentes na mesa da solenidade de abertura da reunião o presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Sebastião Vieira Caixeta; a corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco de Carvalho; as subprocuradoras-gerais de justiça para Assuntos Jurídicos, Lize de Maria de Sá Costa, e Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite; o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão do MPMA (Seplag), Carlos Henrique Vieira e a diretora da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Karla Adriana Farias Vieira.
As reuniões acerca do Planejamento Estratégico do MPMA 2021-2029 devem ocorrer em Imperatriz, no próximo dia 2 de setembro, e em Timon, em data a ser definida.
*Com informações da CCOM-MPMA.