O 2º secretário da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM), José Cláudio Cabral Marques, participou da cerimônia de hasteamento de bandeiras para celebrar o Dia Nacional do Ministério Público, comemorado em 14 de dezembro, na manhã desta terça-feira, na sede da Procuradoria Geral de Justiça.
Membros e servidores da instituição acompanharam a solenidade, ocorrida no pátio da sede. Participaram da atividade as procuradoras de justiça Regina Costa Leite (procuradora-geral de justiça em exercício e subprocuradora-geral para Assuntos Administrativos), Sandra Mendes Elouf (ouvidora do MPMA) e Mariléa Campos dos Santos Costa (presidente da Comissão de Gestão Ambiental da PGJ).
Também estiveram presentes os promotores de justiça José Márcio Maia Alves (diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais), Theresa Muniz de La Iglesia (chefe de gabinete da PGJ), Karla Adriana Farias Vieira (diretora da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP), Carlos Henrique Vieira (diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão), Ednarg Marques (chefe da Assessoria Técnica) e Esdras Liberalino (diretor das Promotorias de Justiça da Capital).
O hasteamento das bandeiras do Brasil, do Maranhão e do Ministério Público ficou a cargo, respectivamente, das procuradoras de justiça Regina Leite e Sandra Elouf e do promotor de justiça José Cláudio Cabral Marques.
O 2º secretário da Ampem ressaltou que o Ministério Público precisa estar forte e unido para defender as suas prerrogativas, citando a luta contra a aprovação da PEC 05, que alterava a composição do CNMP. “Estamos vencendo batalhas e continuaremos assim. Somos todos Ministério Público e devemos estar unidos para sermos cada vez mais fortes”, defendeu.
A procuradora de justiça Regina Leite fez uma breve retrospectiva do Ministério Público antes da Constituição de 1988, período em que ingressou na instituição. “É desde essa época que vem a luta pela defesa de nossas garantias, para que fosse uma instituição democrática, independente, de respeito e credibilidade. Que continuemos com a mesma garra e disposição para seguirmos nossa caminhada”.
MENSAGEM
Cumprindo agenda em Brasília, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, também se manifestou sobre o Dia Nacional do Ministério Público. “Celebramos o Ministério Público brasileiro e sua missão de proteger os mais vulneráveis. Celebramos a defesa do estado democrático de direito e a garantia da justiça social. Neste dia 14 de dezembro, nós nos congratulamos com todos os que se esforçam para defender o Ministério Público, uma instituição construída nos mesmos pilares da democracia. Que possamos continuar sempre trilhando o caminho da proteção aos direitos fundamentais, assim como prevê a nossa Constituição”.
*Com informações da CCOM-MPMA.