
Quando me pediram pra escrever sobre um tema da atualidade no novo projeto da Ampem, olhei ao redor e com as minhas lentes eu vi um caso de estupro estarrecedor de uma mulher que se dirigia ou voltava do trabalho, não sei ao certo, nas proximidades da Avenida Litorânea, quando teve sua liberdade, sua dignidade e seu corpo violados. Não tem como uma notícia dessas no fim de semana não afetar todas as mulheres e nos retirar de uma zona de conforto da ilusão que caminhamos a passos largos para uma sociedade menos desigual e menos violenta com todas nós. Contudo, não era sobre isso que escolhi falar.
Olhei um pouquinho além, vi sobre o armistício de Israel e o Hamas, em meio a tanta dor, tanta intolência, tanta crueldade, tantas mortes, um pouco de esperança, mas que história sofrida.
E não há como falar de algo atual no mundo e não pensar imediatamente sobre a posse e os novos decretos do novo presidente dos Estados Unidos. Mas definitivamente este não é um assunto que eu queira escrever.
Hoje começam minhas férias e também essa coluna, pensei em trazer algo mais leve e que na minha opinião é sempre atual: o poder de um sorriso sincero na vida de uma pessoa.
Em meio a tantas notícias trágicas no mundo e ao nosso redor, a problemas pessoais, no trabalho, de saúde, receber e provocar sorrisos é uma dádiva e tem um poder significativo naquele instante que muitas vezes se prolonga por minutos, horas e até salva o dia.
As vezes estamos destreinados, ou completamente absorvidos em situações que nos retiram a capacidade de achar graça de qualquer coisa, por isso é preciso estarmos vigilantes, atentos a não desperdiçar a magia e beleza de uma boa gargalhada.
Seja de um amigo, de um estranho, do seu filho, de um familiar querido ou do amor da sua vida, o sorriso, as gargalhadas nos trazem doses homeopáticas de bem estar que mesmo que por alguns segundos, nos ajudam a sublimar dores e preocupações torturantes.
Por isso, não deixe de treinar, não resista a dar e receber um sorriso. Se puder, doe sempre, por educação, por agradecimento, por satisfação, por deleite, a energia liberada num sorriso, sempre volta.
Boa semana de muitos risos a todos.