O Ministério Público do Maranhão inaugurou, na última sexta-feira, 14, o seu Centro Cultural e Administrativo, localizado no antigo prédio que sediou a Procuradoria Geral de Justiça, no Centro de São Luís. O espaço foi oficialmente aberto, ao público, nesta segunda-feira, 17. 
O Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão, com foco nas áreas cultural e histórica, abrigará o Memorial do Ministério Público, a Escola Superior do Ministério Público, 23 Promotorias de Justiça e o Espaço Multimídia. Também haverá espaços para instituições parceiras.
O presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM), Tarcísio Bonfim, participou da solenidade e destacou a importância da nova unidade do MPMA. “A história do Ministério Público do Maranhão se mistura com a história de nosso Estado, portanto, é necessário que o cidadão possa conhecê-la. ”, enfatizou. “Este Centro é uma oportunidade de também contar um pouco sobre a cultura maranhense”, ressaltou o presidente. 
A procuradora de justiça aposentada e ex-procuradora-geral de justiça, Elimar Figueiredo, fez um resgate da instalação da Administração Superior no prédio que abriga o Centro Cultural e Administrativo. “Em 1994, após negociação com o governo estadual recebemos as chaves deste prédio e no ano seguinte, na gestão do então procurador-geral Jamil Gedeon, a Procuradoria Geral de Justiça foi instalada”, lembrou.
O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, afirmou que somente exerce sua cidadania quem tiver a plenitude de seus direitos, o que inclui seus direitos culturais.  “Vamos elevar nossa humanidade e utilizar produtos e atividades culturais para, de forma sempre transparente, prestar contas à sociedade sobre nossas atividades institucionais, propiciando ao cidadão o controle social sobre nossos projetos e programas”, afirmou ele.
Luiz Gonzaga também assinou o Ato que denomina o prédio do Centro Cultural e Administrativo “Aurora Correia Lima”, o Espaço de Artes “Ilzé Cordeiro”, o prédio anexo “Suvamy Vivekananda Meireles”, a sala de reunião “José Bento Neves” e o auditório Antônio Carlos Lobato.
 
 
Com informações MPMA
Fotos: Romeu Sousa

 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
 
08/01
Promotor de Justiça

Cláudio José Sodré


 
08/01
Promotor de Justiça Aposentado

Raimundo Reis Vieira


09/01
Promotor de Justiça

Luís Carlos Corrêa Duarte


14/01
Promotor de Justiça
Luiz Gonzaga Martins Coelho