O Ministério Público do Maranhão realizou, na última desta sexta-feira, 5, em Presidente Dutra, o lançamento da campanha “Idoso consciente: voto inteligente”. A campanha tem o objetivo de conscientizar os idosos da importância de exercer a cidadania por meio do voto e conta com o apoio da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM).

O presidente da AMPEM, Tarcísio Bonfim, presente ao evento, falou da necessidade que todos os eleitos, seja no Executivo ou no Legislativo, tenham o olhar voltado para os idosos. “O Ministério Público, indo até a comunidade, resgata e reafirma o compromisso com a promoção da cidadania e que todos nós, juntos, podemos construir uma sociedade justa, livre e igualitária”, destacou o presidente.

O diretor das Promotorias de Justiça de Presidente Dutra, Saulo Jerônimo Leite Barbosa de Oliveira, lembrou que a Constituição Federal, que completa, hoje, 30 anos, faculta aos idosos o direito ao voto, mas, ao mesmo tempo, afirma que “todo o poder emana do povo”. Para o promotor de justiça, o voto é a arma do cidadão para exercer o seu poder, em especial para os idosos. “O idoso sabe muito bem separar o joio do trigo”, ressaltou.

Um dos idealizadores da campanha, o promotor de justiça José Augusto Cutrim, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso de São Luís, afirmou que os idosos precisam olhar para a frente e assumir os destinos de suas vidas. Augusto Cutrim observou que nas últimas eleições a abstenção atingiu mais de 70% entre as pessoas com mais de 60 anos no Maranhão. “E as campanhas são sempre de incentivo ao voto dos jovens. O número de eleitores idosos, hoje, é maior do que essa parcela de 16 a 24 anos”. O promotor de justiça ressaltou, ainda a necessidade do voto consciente.

 

 

Com informações MPMA


  • 01-copiar-8.png
  • 01-copiar-9.png
  • 01-copiar-10.png
  • 01-copiar-11.png
  • 01-copiar-12.png
  • 01-copiar-13.png
  • 01-copiar-14.png
  • 01-copiar-15.png
  • 01-copiar-16.png

NOTA DE FALECIMENTO

Com muito pesar a Associação do Ministério Público do Maranhão (AMPEM) comunica o falecimento do Sr. Edvan Araújo de Almeida,  pai do Dr. Guaracy Martins Figueiredo e cunhado da Dra. Iracy Martins Figueiredo Aguiar. 
O velório está realizado na Pax União, sala 04,  e o sepultamento acontecerá amanhã, às 9h da manhã, no cemitério do Gavião, na Madre Deus.
 
A AMPEM vem prestar solidariedade a toda família dos nossos associados nesse momento de luto e tristeza.